quinta-feira, 31 de maio de 2012

O TRANSPORTE REVOLUCIONADOR


 
     No período da Segunda Guerra Mundial, o Japão tinha sérios problemas para transportar seus passageiros com agilidade. A opção mais plausível era a de trens, mas 70% do território japonês é coberto de montanhas.
     A solução foi dinamitar as montanhas para criar túneis. Em 1959, começaram as obras do primeiro trecho da ferrovia, entre Tóquio e Osaka. Em 1964, foi inaugurado o Série 0, o primeiro modelo do trem bala.
     A ideia foi evoluindo, tanto que atualmente, são 2459 km de linhas do trem, com séries que chegaram ao 300, 700, 800. O Série 0, depois de 44 anos ativo, interrompeu suas atividades, em 2008.
                               
    
     O trem bala é movido à eletricidade, com um motor de 185 quilowatts. Os túneis escavados permitiram que os trens japoneses evoluíssem, dos antigos modelos antes do trem bala que iam a 100 km/h, para 226 km/h.
     Os modelos do trem bala também se destacam, além da alta velocidade, pelo conforto e espaço interior e o design moderno.
     O Brasil está com planos de introduzir o trem japonês. Nossa cidade, Jundiaí, briga por uma parada aqui. Mas vamos ver ainda se o plano vai dar certo, e se der, vamos torcer por nossa cidade!
     No centro da cidade, esteve exposta um modelo do trem bala, próximo ao Solar do Barão. O trem já não está mais lá, mas quem viu sabe o que esperar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário